segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008



Asfaltamento da Rua Julio de Castilhos (1930): obra conduzida pelo empreiteiro Paulo Felizardo, o mesmo responsável pela construção do Instituto João Neves da Fontoura.A brita

tinha de ser transportada e espalhada na época, lembram os pesquisadores Celestino Cantarelli e Antônio Trevisan, com carroças. Na foto, o prédio maior

era o Hotel Itália, da família Cantarelli, ao lado de outro hotel, de Artur Meneghello. Neste lado da calçada moravam ou tinham negócios Ernesto Müller,

Dario Slomp, os Difenbach, a Sociedade Italiana Príncipe Humberto (atual Grêmio Náutico Tamandaré), Padaria Ritter, Sperb Kämpf, os Kowacs, os

Tischler, os Preussler, Madeireira Willig, os Rudolf, entre outros. Do outro lado da calçada, também moravam ou tinham negócio os Bacchin, os Bidone,

os Schreiner, os Pena, os De Franceschi, os Rossi, os Brandt, Ari Germani, os Borchardt, Irmãos Fontanari, os Rother, Protásio Jardim e o Hotel Schott,

mais tarde Avenida e Everson. Jardelino Correa tinha açougue e Xafi Nazar, um escritório.

Fonte JP


Um comentário:

Ricardo Ben-Nathaniahu disse...

Caros Amigos,

Gostaria dar os meus parabéns e expressar a minha admiração a todas aquelas pessoas que preservam com carinho as memórias e a história de Cachoeira do Sul e seus habitantes.
Muito me interesso em saber mais, pois parte de meus ancestrais nasceram e/ou viveram nesta cidade.
Sou bisneto do Sr. Protásio Jardim, mencionado na foto sobre o asfaltamento da Av. Júlio de Castilhos em 1930.
Qualquer informação sobre ele, sua família ou fotos que tenham alguma relação direta ou indireta com ele, seriam benvindas e muito apreciadas!
Meu nome é Ricardo Ben-Nathaniahu e meu e-mail é rbn_isr@yahoo.com

Um abraço para todos!!

Ricardo